terça-feira, 29 de março de 2011

Um pouco mais da Águia e da Galinha

Semana passada tudo saiu da rotina... Se por um lado foi bom, rever amigos, parentes queridos, me preparar para momentos que trazem em si alegria e receio de novas responsabilidades e para realizar sonhos antigos, que se julgava impossíveis. Num dos poucos momentos de descanso, releio um dos livros favoritos para momentos de meditação... um trecho do mesmo, que resume este meu momento...


O desafio maior: fazer conviver a águia com a galinha
Fazer conviver a águia e a galinha dentro de cada um de nós: eis a questão. Cumpre buscar o caminho do meio ao dar a cada uma sua importância. Mas cuidado! Sem jamais dissociá-las. Então emerge o arquétipo da síntese e da totalidade dinâmica, tão buscado pelo coração humano.
Ai de nós, se nos contentarmos em ser somente galinhas, se permitirmos que nos reduzam a simples galinhas, encerrados em nosso pequeno mundo, de interesses feitos e parcos desejos, com um horizonte que não vai além da cerca mais próxima. Não disse o poeta Fernando Pessoa: “eu sou do tamanho do que vejo e não do tamanho de minha altura”?
Somos galinhas, seres concretos e históricos. Mas jamais devemos esquecer nossa abertura infinita, nossa paixão indomável, nosso projeto infinito: nossa dimensão–águia.
Ai de nós, se pretendermos ser apenas águias que voam nas alturas, que enfrentam as tempestades e têm como horizonte o sol e o infinito do universo. Acabaremos morrendo de fome. A águia, por mais que voe nas alturas, é obrigada a descer ao chão para se alimentar, caçar um coelho, uma preguiça ou qualquer outro animal. Somos águias. Mas devemos reconhecer nosso enraizamento numa história concreta, numa biografia irrefutável com suas limitações e contradições: nossa dimensão–galinha.
Sejamos galinhas e águias: realistas e utópicos, enraizados no concreto e abertos ao possível ainda não ensaiado, andando no vale mas tendo os olhos nas montanhas. Recordemos a lição dos antigos: se não buscarmos o impossível (a águia) jamais conseguiremos o possível (a galinha).
Leonardo Boff

Minhas preces tem sido a de que eu seja capaz de ser capaz de buscar o imposssível para conseguir o possível...

Nenhum comentário: