quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Vale a pena ler

O lançamento do livro "Ação Cultural na terceira idade: a criação de textos e a dimensão subjetiva do envelhecimento", em 01 de outubro de 2010, fez parte de um evento mais amplo organizado pela Prefeitura de São Carlos para comemorar o dia do idoso no município.

Este livro foi organizado pelo professor Adilson Marques, com textos produzidos por 31 alunos da escola entre os anos de 2009 e 2010. Professor da UATI desde 2003, este é o décimo oitavo livro editado por Adilson Marques, e o terceiro que trata do tema envelhecimento.

A idéia do livro nasceu durante as oficinas de férias que o professor ministrava na escola para os alunos interessados em participar do concurso Talentos da Maturidade do Banco Real. Em 2008, o aluno Antônio Almeida, após fazer o curso, se inscreveu com o trabalho "Eu e o Pitoco", e foi premiado. O fato estimulou outros alunos e, em 2010, a oficina se transformou, pela primeira vez, em uma disciplina optativa ministrada no primeiro semestre escolar, na qual participaram mais de 30 alunos.

Segundo Adilson Marques, na apresentação do livro "nunca o envelhecimento ganhou tanto destaque como nas últimas décadas. O aumento da expectativa de vida possibilitou o surgimento de um novo consumidor exigente: o idoso. Para melhor atendê-lo, novos campos de trabalho são criados, como é o caso da Gerontologia, e uma infinidade de serviços, sobretudo no campo do lazer, oferece opções de uso e ocupação do tempo livre para essa parcela da população. Porém, pouca preocupação existe em relação ao processo de individuação vivenciado pela pessoa idosa. A individuação é um conceito básico da psicologia analítica proposta por Carl Gustav Jung, e está relacionada com a auto-realização do ser humano, integrando sua personalidade (ego) ao self, sua essência anímica”.

Da mesma forma que Jung utilizava as pinturas criadas por seus pacientes para ajudá-los, Adilson Marques acredita que a produção de textos ficcionais ou autobiográficos é uma forma de dar valor à imaginação ativa e colocar a pessoa em contato com os estágios importantes de sua vida e, quando se encontra adequadamente preparada, é capaz de libertar-se de pensamentos e lembranças negativas ou autodestruidoras para dar inicio a uma nova fase, muito mais rica de significados e plenitude existencial, uma vez que a arte de escrever ajuda na organização dos pensamentos e na revisão da própria experiência de vida.

No Rio de Janeiro, o lançamento aconteceu no dia 12 de fevereiro de 2011, no auditório da Ordem Fraternal Cruzeiro do Sul – CEU – onde o autor participou de um enriquecedor debate com pessoas que desenvolvem trabalhos com a terceira idade.

Algumas fotos do encontro na CEU



Outas informações sobre o livro podem ser obtidas pelo e-mail: asamar_sc@hotmail.com

          encontro do escritor na CEU

Nenhum comentário: