segunda-feira, 27 de abril de 2009

São Jorge é o padroeiro da Inglaterra, de Portugal, da Catalunha e da Grécia. No Brasil, algumas cidades como Ilhéus, na Bahia, têm este santo como padroeiro. No Rio de Janeiro, mesmo não sendo o padroeiro, grande é o número de seus devotos. São Jorge é também padroeiro dos soldados, escoteiros, corintianos, dos banqueiros de jogo de bicho (principalmente os das telenovelas) e musa de Jorge Ben Jor, Zeca Pagodinho, Caetano Veloso.
O dia 23 de abril, portanto, é comemorado no mundo inteiro. A devoção a este santo guerreiro se iniciou no século IV.
São Jorge foi um guerreiro originário da Capadócia. Militar no Império Romano nos tempos em que governou Diocleciano Época em que ainda se perseguiamo crsitão.
Nasceu, por volta de 280, na Capadócia, região que atualmente pertence à Turquia. Morreu na Palestina, com menos de trinta anos, em 23 de abril de 303.
Vítima da perseguição de Diocleciano foi torturado e decapitado em Nicomédia.
Ironicamente, Constantino, sucessor de Diocleciano, dez anos após a morte de Jorge, pôs fim a perseguição aos cristãos e, em 330, tornou o Cristianismo a religião oficial de Império Romano.
A Idade Média difundiu a imagem do cavaleiro que luta contra o dragão.O culto do santo chegou ao Brasil com os portugueses. Em 1387, Dom João I já decretara a obrigatoriedade de sua imagem nas procissões de Corpus Christi. O Sport Clube Corinthians Paulista foi outra grande contribuição para a popularização de São Jorge, primeiro no Estado de São Paulo e depois no País, ao escolher o santo como seu padroeiro e protetor, em 1910.

Nenhum comentário: