quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Aqueles que amamos nunca morrem, apenas partem antes de nós...

De volta a Meu Cantinho para falar de saudade. No site do SINPRO a nota
Falece ex-presidente do Sinpro-Rio,
professor Robespierre Martins
Neste fim de semana, faleceu o ex-presidente do Sinpro-Rio, na gestão 1984-87, Robespierre Martins Teixeira. Conceituado professor de física do Colégio Pedro II, da rede estadual e privada, Pierre, como era conhecido, teve uma trajetória política como militante do Partido Comunista Brasileiro e muito contribuiu para o fortalecimento do Sindicato e da luta dos trabalhadores. É com pesar que o Sinpro-Rio e os trabalhadores perdem um dos maiores militantes.
Não sei em que escolas da Rede Estadual me amigo Pierre lecionou, mas sei que foi o Colégio Estadual Souza Aguiar o último em que trabalhou nesta rede. Tive a sorte de tê-lo como companheiro de trabalho e amigo. Outro colega nosso disse sobre ele que: o sentimento de perda é muito grande, o mundo ficou com certeza mais pobre. Um mestre, um amigo e um companheiro a menos..." E eu concordo, ele foi nos anos em que nos conhecemos, meu mestre - não de Física, disciplina que ele lecionava, mas de lições de vida, de sua experiência no lidar com seres humanos, meu mestre por seu exemplo de profissional responsável e ético. Não sentirei saudades do conceituado professor ou do presidente do sindicato nem do militanto do Partido Comunista, mas do ser humano incrível que ele é. Existem pessoas cometa e pessoas estrela. As pessoas cometa passam por nossa vida e as pessoas estrela permanecem brilhando em nosso coração. E Pierre, certamente, não foi cometa. Foi e será sempre uma estrela brilhando no coração de todos os que o conheceram e o viram além da profissão, da militância sindical e política. Ao contrário de meu outro amigo, não penso que o mundo tenha ficado mais pobre, acho que a vida de Pierre o enriqueceu, assim como a sua lembrança enriquecerá sempre a nossa.

Um comentário:

blog do casarao disse...

Estou surpreso...Acessei o site do Sinpro para buscar info sobre cursos na área de educação, quando vejo a notícia... Fui aluno do Prof Pierre em 2000 lá no CE Souza Aguiar.

Posso afirmar que era uma figura genial, gostava de estar com a gente!! Lembro de uma apresentação de um amigo lá do colégio que aconteceu no espaço Ciência Viva e o Pierre estava lá, dando a maior força...

Somos comunistas e não sei se tem algo depois da morte do corpo; mas se tiver, que estejas em um lugar melhor e mais justo.

Obrigado por tudo, professor!!!!

JG.