sexta-feira, 10 de julho de 2009

Fazem parte do meu cantinho

A Internet permitiu o encontro (também o desencontro) e o reencontro. Alguns ficaram, outros apenas passaram. Alguns continuam amigos virtuais, outros se tornaram amigos reais. E tem ainda os grandes amigos, aqueles que já eram parte da nossa História antes do advento da Internet, e dos quais só conseguimos ter notícias só por este mail, porque em um dado momento a Geografia nos colocou em pontos diferentes do planeta.
Alguns amigos têm dons especiais. Escrevem, fazem música... E vamos partilhando, real ou virtualmente, com eles as pequenas e grandes vitória. Então meu cantinho recomenda os livros dos amigos Adilson e José Henrique, não só por serem amigos, mas porque, além disso, as obras valem a pena. E recomenda os CDs e os shows de Os Canibais (a programação de shows está no site dos “meninos” -
http://www.oscanibais.com.br).

Um pouquinho sobra as obras
Das Macumbas à Umbanda
José Henrique Motta de Oliveira
Qual a relação entre Zélio de Moraes, Allan Kardec, Getúlio Vargas e Jesus de Nazaré? A resposta pode ser encontrada em Das Macumbas à Umbanda: uma análise histórica da construção de uma religião brasileira, do jornalista José Henrique Motta de Oliveira, mestre em História Comparada pela UFRJ. O livro será lançado no dia 8 de outubro, às 19 horas, no Teatro do Centro Universitário Moacyr Sreder Bastos, no Rio de Janeiro. O evento também contará com uma mesa-redonda sob o tema "Estado Novo e Umbanda: negociações possíveis em tempo de exceção", que será formada pelos professores da instituição José Luft, Sandra Mara e Washington Dener, mais o autor do livro.
No livro, José Henrique refaz o caminho percorrido por antigos cultos cariocas, a fim de analisar o processo de legitimação da nova religião no seio da sociedade brasileira, à época do Estado Novo - período em que a Delegacia de Tóxicos e Mistificações realizava batidas freqüentes nos terreiros do Rio de Janeiro e encarcerava os adeptos.
(http://www.palmares.gov.br/003/00301009.jsp?ttCD_CHAVE=1608)


Educação após a morte
Adilson Marques
Neste livro, Adilson Marques, mestre e doutor em Educação pela USP, descreve e interpreta um trabalho de educação espiritual (animagogia), realizado no Círculo São Francisco (CSF), com seres desencarnados que necessitam de esclarecimentos sobre a vida após a morte do corpo físico. A obra não deixa de ser importante para quem já está acostumado com o tema da reencarnação ou da vida após a morte, tornando-se, assim, objeto de estudo doutrinário. Porém, também permite que um leitor não-espírita ou não adepto de religiões reencarnacionistas entre em contato com a realidade do mundo após a morte, refletindo, assim, sobre os ensinamentos aqui apresentados de forma independente e racional.
Do anos 60 aos nossos dias...
Comparados aos seus similares dos anos 60 que permaneceram ativos até hoje, o grupo OS CANIBAIS teve uma brilhante carreira meteórica, que resultou em vários discos, hits nas paradas de sucessos, apresentações nos principais programas de rádio e TV e a liderança nos principais circuitos de festas e bailes da época.
Tudo começou por volta do final de 1964 no pátio do Colégio Estadual Souza Aguiar, no centro do Rio de Janeiro, região onde moravam os componentes da sua primeira formação.
Seguindo a onda daquela geração, Aramis Barros e seus amigos de turma, tentavam formar um grupo vocal cantando nos intervalos das aulas quando sempre ficavam cercados pelos demais amigos. Além disso nos finais de semana o Aramis também sempre percorria o trajeto da sua casa no centro que viria a ser a futura sede dos Canibais até as proximidades da Praça da Bandeira para assistir aos ensaios do conjunto “The Blue Boys” (mais tarde “Os Abutres”) que foi o primeiro grupo do Sergio Ferraz, colega de colégio e futuro guitarrista solo dos Canibais.
(O resto da História está no site do grupo)


Nenhum comentário: