sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Gostosuras ou Travessuras?


Ler Luluzinha e Bolinha despertou a minha paixão pela leitura e foi com sua leitura que fiquei sabendo que existia um dia das bruxas, embora nunca conseguisse descobrir quando era. Foi no Colégio Estadual Souza Aguiar, na 3ª série ginasial (puxa, com essa eu quase entrego a minha idade...), com a querida professora Ilydia, que me fez perder a aversão pela Matemática, que descobri que o tal Dia das Bruxas era o dia 31 de outubro.
Bom, daí para frente, não somente as revistinhas do Bolinha e da Luluzinha mas muitos seriados de televisão, que a cada dia ganhava mais espaço no cotidiano, falavam do Dia das Bruxas.
Sempre fui fascinada pelas Bruxas – boas e más – tanto quanto pelas Fadas – também boas e más. Acho que era a única que nas representações queria ser a bruxa e não a princesa. Bem, mas esta já é outra história... Voltando ao Hallowen, que é como os americanos chamam do Dia das Bruxas.
Este passou a me interessar muito tempo depois, principalmente quando li as Brumas de Avalon e saí buscando informações sobre Morgana, Merlim, druidas, e descobri que o Dia das Bruxas não nasceu nos EUA.
Explicações para o surgimento do Halloween: dia 1º de novembro comemorado o Dia de Todos os Santos (Hallow's Day). A crendice fazia com que as pessoas acreditavam que, para bagunçar essa festa religiosa, apareciam fantasmas na véspera, dia 31 de outubro, e assustavam todo mundo.
Para os celtas, antigo povo do norte da Europa, o ano novo começava no dia 1º de novembro, com um festival que indicava o fim da "estação do Sol" e o início da "estação fria e escura". O último dia do ano (31 de outubro) era marcado pela crença em bruxas e assombrações.
A fusão de datas cristãs com datas pagãs fez com que 1º de novembro se transformasse no dia de Todos os Santos e o 31 de outubro no dia dos não santos.
Com o passar dos anos, as pessoas pararam de acreditar nas bruxas e nos fantasmas. Então o Halloween passou a fazer parte do folclore e a ser comemorado de forma alegre e divertida.
Quando os irlandeses, os ingleses e os escoceses foram para a América do Norte, por volta de 1800, levaram a tradição do Halloween, que conquistou principalmente as crianças americanas e, depois, as do mundo inteiro.
Num site que visitei, o Halloween é apresentado como o ano novo das bruxas, segundo uma tradição que começou há mais ou menos 2000 anos. Ele explica que os celtas comemoravam o ano novo dos druidas (sacerdotes celtas) no dia 1º de novembro. Na noite anterior, pintavam o corpo, contavam suas experiências e agradeciam a colheita do ano. Era o Samhaim, ou seja o término do verão - e as chamas de uma fogueira simbolizavam o sol que seria escasso durante o inverno rigoroso, marcado por um longo período de escuridão.
Para eles, nessa noite se abriam as portas de ligação entre o mundo espiritual e o material. Os espíritos dos mortos ficavam livres na Terra e muitos ajudavam os druidas a fazer premonições e leitura de futuro. Também as mulheres mais velhas, chamadas de sábias, acompanhadas de seus gatos pretos, adivinhavam o futuro e davam conselhos. Para o povo, acompanhar as profecias e orientações era de grande conforto, pois acreditavam que isso os ajudava a proteger-se contra os perigos das trevas do inverno.
Para alguns, o nome Halloween tem origem na palavra hallowinas - nome dado às guardiãs femininas do saber oculto das terras do norte (Escandinávia). Entretanto, a grande maioria afirma que o nome vem do inglês All Hallows Eve - que é o Dia de Todos os Santos do catolicismo, comemorado em 1º de novembro.
Assim Halloween é o dia, ou melhor seria dizer a noite, em que as bruxas estão soltas (embora, eu acredite que as bruxas más andam soltas em muitos outros dias do ano, e não só neste....).
Recapitulando, tudo começou com os imigrantes europeus no século XIX, que trouxeram para a América Inglesas seus costumes e tradições. Apesar de grande parte ser protestante, alguns costumes e tradições tinham origem pagã, como é o caso do Halloween, que teve sua origem no festival celta Samhaim.
Crianças e adultos saem às ruas fantasiados, batendo de porta em porta dos vizinhos e perguntando Trick or Treat (gostosura ou travessura?.
Novamente a sessão nostalgia. Quando trabalhei na Escola Municipal Darcy Vargas, minha turminha que era da 4ª série, foi convidada pelos colegas da 8ª que organizaram um Halloween como atividade da aula de inglês... Eta que paguei muitas prendas, por que fui pega de surpresa e não tinha as gostosuras... Foi hilário... Naquela época (olha eu me entregando de novo...) não se falava tanto no Dia das Bruxas como hoje. As bruxas vão incorporando, aos poucos, o seu dia no calendário brasileiro. Sem problemas, por que não? Sou a favor porque me amarro em bruxas... Respeito quem é contra. Mas muitos se colocam contra apenas porque acham que é uma festa norte americana e não se dão conta de que é muito mais antiga que os EUA, e, por favor, não tem nada de Satanismo ou de Satânico no Halloween...
Então, que neste dia das Bruxas – os Magos, Druidas, Fadas e Bruxas se divirtam...

Nenhum comentário: